Dicas Básicas Sobre o Couro

1. Como identificar um material em couro?
A pele obedece a uma regra muito simples: quanto melhor é ao toque, melhor é o couro. Toque a superfície, o couro possui textura e padrões irregulares com poros distribuídos de forma característica.

2. Sobre o cheiro do couro.
Sinta o cheiro, mesmo após todo o tratamento e acabamento dado, a grande maioria dos produtos em couro mantêm um aroma característico. O cheiro do couro é capaz de muitas coisas: desde atestar a legitimidade da pele até nos transportar no tempo.

3. Como limpar um produto em couro?
Após o uso, nunca lave o couro, apenas limpe com pano macio umedecido com água e sabão neutro. Aplique essa solução por toda a peça e após esse processo, deixe-o secar a sombra e aplique um hidratante ou emulsão específicos para couro. Espere a secagem e lustre com uma flanela. Esse cuidado rejuvenesce o couro, revigora suas fibras evitando o ressecamento e rachaduras, proporcionando maior maciez e flexibilidade sem alterar a sua estrutura original.

4. Como armazenar um produto em couro?
Couro precisa respirar para não criar bolor. Então mantenha o produto em local arejado e nunca guarde fechado em plásticos. O couro é matéria orgânica e deve ser tratado com cuidado.

5. Defeito X Característica.
O couro é um material nobre e de procedência animal, podendo ter características diferentes entre cada produto, tanto na textura, cor, densidade ou imperfeições. Por ser um material natural, podemos dizer que o couro não tem defeitos e sim características próprias.

6. Manchas.
Nunca molhe ou use produto abrasivo em seu produto de couro, pois pode ocasionar manchas. Evite trabalhar com tinta, pintura ou caneta próxima ao couro, pois uma vez manchado a pele absorve sendo impossibilitada a sua remoção.

7. O que fazer se o couro estiver ressecado?
O couro precisa de cuidados assim como sua pele. Se o couro estiver com aparência de seco, limpe o local com pano úmido e espere secar a sombra. Aplique uma pequena quantidade de condicionador para couros em um pano limpo e faça movimentos circulares até que o couro absorva e fique com toque macio.

CUIDADOS

  1. Tenha cuidado com objetos pontiagudos e superfícies ásperas. O COURO NÃO DESCASCA como os materiais sintéticos que o imitam, porém o atrito com superfícies ásperas podem retirar a sua camada mais superficial, lixando-o e deixando a camada mais interna aparente.
  2. Não coloque qualquer tipo de fita adesiva na superfície do produto, ela pode retirar a camada superficial do couro deixando uma marca indesejada.
  3. Evite exposição prolongada ao sol ou qualquer fonte de calor extremo, o calor pode “queimar” o couro modificando a sua coloração.
  4. O couro não deve/pode ser molhado. Molhar o couro significa alterar suas características originais de maneira irreversível. Caso esteja na rua e caia um temporal, proteja o seu acessório da água.
  5. Guarde suas peças com enchimento e, se possível, penduradas. Assim suas peças manterão o formato original e ficarão sempre lindas. Nunca embale com material plástico, o couro precisa respirar.
  6. Manchas leves podem ser removidas com um pano levemente úmido. Nunca utilize fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Para manter a uniformidade na coloração, você deve realizar o procedimento toda a área. E lembre-se: antes de aplicar qualquer método, teste-o em uma área escondida da peça.
  7. Em casos de manchas profundas, procure profissionais especializados.

Fonte: https://www.escuderoonline.com.br/como-cuidar-da-sua-peca/

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!